Feeds RSS
Feeds RSS

Roleta das Preferências

É uma maneira divertida de você saber um pouco mais sobre os interesses de seus novos alunos e promover a interação entre eles nessas primeiras semanas de adaptação.

Todos sentam-se em roda. A roleta é colocada no meio. O aluno escolhido para iniciar a brincadeira gira a seta; que apontará para um determinado assunto (história preferida, programa de TV preferido, animal favorito, um passeio muito divertido, música que mais gosta, brincadeira mais divertida, um cheiro muito bom, sua comida predileta). Ele deve contar aos colegas sua preferência de acordo com o que lhe é pedido. Após, passa sua vez ao colega ao lado, que repete a ação.

O mais interessante nesta brincadeira é que as crianças interagem muito, concordando ou discordando das preferências declaradas pelos colegas e observando diferenças e similaridades entre elas . Deixe que todos manifestem suas opiniões, porém, sempre trabalhando o respeito às opiniões diferentes.

Você pode montar gráficos mostrando as preferências da classe relacionadas a um determinado assunto que gerou mais interesse,pesquisar sobre os animais favoritos deles; preparar uma aula de culinária da comida mais"votada"; criar um cantinho da leitura com as histórias preferidas; pedir que tragam suas músicas favoritas, etc.


Esse é o modelo pronto para imprimir! Depois é só você adicionar uma seta de papel cartão ou papelão; colocar um prendedor do tipo "bailarina" e pronto! Caso não tenha o prendedor tipo "bailarina", use um parafuso pequeno. Fiz para teste e funcionou, mas ele solta com facilidade. O prendedor "bailarina" é encontrado em qualquer papelaria...

3 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTE IDÉIA!

fernandesrego disse...

Sou Professor de Natação e criei uma roleta com brindes,para incentivar a presença dos alunos nas aulas durante o inverno.
Não posso deixar de elogiar a criatividade da professora com a roleta das preferencias.

Anônimo disse...

ta mas como fazer a roleta??

Postar um comentário