Feeds RSS
Feeds RSS

Projeto "China"

           No ano anterior, recebemos em nossa turma uma aluna descendente de chineses cuja família mantinha bem viva a cultura trazida de seu país natal. Com isso, palavras em novo idioma, músicas e histórias de um país até então pouco conhecido pelas crianças foram ganhando espaço em nossa sala de aula. O bichinho da curiosidade, que tem um talento inexplicável de se multiplicar com enorme rapidez nessa idade, picou nossa turma. Era inevitável querer aprender mais. Surgiu o projeto "China":

                                         
                                                      Projeto “China”

Turma: 1º Ano do Ensino Fundamental 1.
Professora: Alexandra.
Duração: 2 meses
Justificativa:
                Ao recebermos a colega de classe Isabella em nossa turma, a curiosidade sobre o país foi natural, visto que ela é descendente de imigrantes chineses e muitas vezes falava às crianças sobre costumes do país e pronunciava palavras no idioma chinês. O projeto visa direcionar a curiosidade inata das crianças a ampliar seus conhecimentos

Ojetivos:
Levar o educando a:
*       Conhecer o país trabalhado no projeto; observando aspectos sociais, geográficos e históricos, estabelecendo relações entre o país estudado e o que vivemos.
*      Perceber a pluralidade étnica e cultural existente em nossa sociedade, desenvolvendo a tolerância e respeito a valores  diferentes dos seus. 
*            Compreender a influência do povo chinês em nossa cultura, através das invenções e imigração para nosso país.  
*      Ampliar o vocabulário.


Ações nas áreas do conhecimento:
História e Geografia:
*         Assistir o vídeo produzido pela Tv Escola sobre a China Antiga e conhecer  um pouco da história do país e curiosidades.         
*    Coleta de dados sobre o país em geral ( aspectos geográficos e históricos) para poder relacioná-los com  os dados brasileiros.       Conhecer a culinária do país e identificar elementos presentes e não presentes na culinária brasileira. 
*     Aulas práticas: bananas carameladas e yakisoba.       
*          Coleta de dados sobre as escolas chinesas, verificando semelhanças e diferenças com nosso sistema de ensino.         Conhecer a influência dos imigrantes em nosso país.


Ciências
*        Trabalhar  invenções  feitas pelo povo chinês (bússola, papel, seda, pipa, pólvora) e perceber a influência dessa civilização no mundo.
*        Através do tema invenções, vamos explorar a confecção da seda e aprender mais sobre esse inseto fascinante e sua metamorfose.       
*       Através da lenda “O vaso vazio” explorar o tema “vegetais” trabalhado neste bimestre. Realização de experiências para saber o que uma semente precisa para se desenvolver.


Matemática
*        Confecção  do quebra-cabeça milenar chinês “Tangran”.         
*    Confecção de um jogo muito conhecido de origem chinesa: o dominó. As peças serão confeccionadas utilizando caixas vazias de leite encapadas.

Português

 *       Confecção de cartazes informativos para a exposição, utilizando pequenos textos coletivos.
*       Entender a base da escrita chinesa: pictogramas e ideogramas: como surgiram. Usar como base para explicação o vídeo apresentado sobre a China antiga, produzido pela Tv Escola. Relacioná-la a nossa escrita       
*    Trabalho de expressão oral e escrita através da lenda “O vaso vazio”, através da qual criaremos a história em sequência e faremos a dramatização para fixação da mesma.
*          Conhecer um dos princípios da filosofia chinesa “Yin e yang” e trabalhar através do mesmo o conceito de opostos e do equilíbrio da natureza.  Ex: calor – frio, dia – noite, homem – mulher, etc; criando painel coletivo.


Artes
 *       Confecção de lanternas chinesas, amplamente utilizadas no país utilizando cola,água, balão grande  e papel higiênico (papietagem)  para enfeitar nossa exposição    
*    Confecção de cenário e figurino dos personagens para a dramatização da lenda “O vaso vazio”.         Observação de obras de artistas chineses.        
*    Observar a caligrafia chinesa antiga como expressão artística.


Produto Final: exposição aos pais e alunos da escola. As crianças levarão como lembrança do projeto o “Tangram” confeccionado em E.V.A. disposto em caixinhas acrílicas de cd (reciclagem).

Avaliação:
     Observação da interação, do desempenho e do interesse das crianças nas diversas situações de aprendizagem propostas.

                                                       Lenda chinesa:  O Vaso Vazio
Há muito tempo, havia na China um menino chamado Ping. Ping adorava plantas, especialmente as flores, e era muito bom em seu cultivo. Tudo que Ping plantava florescia com graça e beleza.
 Naquela época a China tinha um imperador que também amava plantas. Cultivava imensos jardins no palácio e nutria um profundo amor por árvores e flores. Com a idade já avançada e sem herdeiros, o imperador decidiu escolher seu sucessor de uma maneira inusitada. Convocou todas as crianças do império, deu a cada uma delas uma semente e disse que o futuro imperador seria aquela criança que, após um ano, apresentasse a ele o melhor resultado.
                Todas as crianças ficaram em polvorosa! Receberam as sementes das mãos do próprio imperador e voltaram para suas casas, cada uma com a esperança de um dia vir a ser o governante de seu grande país.
                Ping também pegou sua semente. Colocou-a em um vaso, adicionou terra boa, regou, conversou, cuidou. Passada uma semana, nada germinou. Intrigado e preocupado, Ping suspeitou que talvez o vaso não fosse adequado. Transferiu, então, a semente para um outro vaso maior, adicionou terra ainda melhor, regou, conversou, cuidou. Os meses passaram sem que nada crescesse no vaso de Ping, para sua profunda tristeza. Ao vê-lo chorar de desapontamento, seu pai disse:
 - Enxugue as lágrimas, meu filho. Você fez seu melhor, e isso é o que importa.
 Ping secou suas lágrimas, pegou seu vaso vazio e dirigiu-se ao palácio do imperador para a grande escolha.Milhares de crianças exibiam orgulhosas suas lindas flores coloridas. Ping mal podia acreditar naquilo, logo ele, que já havia cultivado tantas flores lindas antes, falhara na sua mais importante missão. O imperador caminhou em silêncio por entre as crianças que o olhavam com grande expectativa, até que se deparou com Ping e seu vaso vazio. Franzindo a testa, olhou bem nos olhos de Ping e perguntou:
 - Meu filho, onde está sua planta?
 Ao que Ping respondeu:
 - Eu fiz o melhor que pude. Usei terra boa e dei muito carinho, mas nada germinou da semente que há um ano peguei de suas mãos.
 Nesse momento, o imperador abriu um largo sorriso e declarou a todos que havia feito sua escolha: Ping seria o futuro imperador!
 Perplexas, as outras crianças começaram a protestar que aquilo não era justo, afinal elas traziam flores lindas, enquanto o escolhido tinha apenas um vaso vazio! Com serenidade, o imperador respondeu:
 - Há um ano cada uma de vocês recebeu de mim uma semente queimada e morta. Nenhuma delas poderia germinar. Tudo o que pedi foi que vocês fizessem o melhor.
 Envergonhadas, as outras crianças baixaram a cabeça em silêncio. E dizem que Ping foi um excelente imperador.


                                                                 Tangram
O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). O objetivo deste jogo é utilizar as sete peças, sem sobreposição, para montar uma determinada figura. Com essas peças é possível formar inúmeras figuras. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais 1700 figuras com as 7 peças.
A origem deste jogo é incerta, não se conhece data, ou o seu inventor, porém existem várias lendas a respeito do seu surgimento. Contaremos algumas das muitas lendas existentes . Um dos exemplos interessantes e um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do século XIX.
Conta-se que certo chinês de nome Tam acidentalmente deixou cair uma peça quadrada de cerâmica que se partiu em sete pedaços. Tentando remontar esta descobriu varias outras formas. Outra história parecida com a anterior conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho quadrado, que se partiu em sete pedaços.Porém se surpreendeu, com os pedaços do espelho, que ao tentar montar o quadrado novamente verificou a possibilidade de criar várias formas distintas como pessoas, animais, figuras geométricas etc.

                                                                O Bicho da seda
                Conta a lenda que a seda foi descoberta por acaso, por uma rainha chinesa. Ela tomava chá debaixo de uma amoreira em seu palácio. Um casulo caiu dentro de sua xícara de chá fervendo e um fio soltou-se. Estava descoberta a seda.
                Não há evidência sobre a veracidade da lenda, mas os chineses descobriram e comercializaram durante anos a seda. Observaremos e conheceremos o inseto responsável por produzir o nobre fio que dá origem ao tecido e o processo de produção do mesmo.  Criaremos cartazes explicativos e um livreto de registro das observações e coleta de dados. 




Se você desejar, faça download do projeto em formato .doc pelo link abaixo:




0 comentários:

Postar um comentário