Projeto “China”
Turma: 1º
Ano do Ensino Fundamental 1.
Professora:
Alexandra.
Duração: 2
meses
Justificativa:
Ao
recebermos a colega de classe Isabella em nossa turma, a curiosidade sobre o
país foi natural, visto que ela é descendente de imigrantes chineses e muitas
vezes falava às crianças sobre costumes do país e pronunciava palavras no
idioma chinês. O projeto visa direcionar a curiosidade inata das crianças a
ampliar seus conhecimentos
Ojetivos:
Levar o educando a:
* Conhecer o país trabalhado no projeto;
observando aspectos sociais, geográficos e históricos, estabelecendo relações
entre o país estudado e o que vivemos.
* Perceber a pluralidade étnica e cultural existente
em nossa sociedade, desenvolvendo a tolerância e respeito a valores diferentes dos seus.
* Compreender a influência do povo chinês em nossa
cultura, através das invenções e imigração para nosso país.
* Ampliar o vocabulário.
Ações nas áreas do conhecimento:
História e Geografia:
* Assistir o vídeo produzido pela Tv Escola sobre a China Antiga e conhecer um pouco da história do país e curiosidades.
* Coleta de dados sobre o país em geral ( aspectos geográficos e históricos) para poder relacioná-los com os dados brasileiros. Conhecer a culinária do país e identificar elementos presentes e não presentes na culinária brasileira.
* Aulas práticas: bananas carameladas e yakisoba.
* Coleta de dados sobre as escolas chinesas, verificando semelhanças e diferenças com nosso sistema de ensino. Conhecer a influência dos imigrantes em nosso país.
* Assistir o vídeo produzido pela Tv Escola sobre a China Antiga e conhecer um pouco da história do país e curiosidades.
* Coleta de dados sobre o país em geral ( aspectos geográficos e históricos) para poder relacioná-los com os dados brasileiros. Conhecer a culinária do país e identificar elementos presentes e não presentes na culinária brasileira.
* Aulas práticas: bananas carameladas e yakisoba.
* Coleta de dados sobre as escolas chinesas, verificando semelhanças e diferenças com nosso sistema de ensino. Conhecer a influência dos imigrantes em nosso país.
Ciências
* Trabalhar
invenções feitas pelo povo chinês
(bússola, papel, seda, pipa, pólvora) e perceber a influência dessa civilização
no mundo.
* Através do tema invenções, vamos explorar a
confecção da seda e aprender mais sobre esse inseto fascinante e sua
metamorfose.
* Através da lenda “O vaso vazio” explorar o tema
“vegetais” trabalhado neste bimestre. Realização de experiências para saber o
que uma semente precisa para se desenvolver.
Matemática
* Confecção
do quebra-cabeça milenar chinês “Tangran”.
* Confecção de um jogo muito conhecido de origem
chinesa: o dominó. As peças serão confeccionadas utilizando caixas vazias de leite
encapadas.
Português
* Confecção de cartazes informativos para a
exposição, utilizando pequenos textos coletivos.
* Entender a base da escrita chinesa: pictogramas
e ideogramas: como surgiram. Usar como base para explicação o vídeo apresentado
sobre a China antiga, produzido pela Tv Escola. Relacioná-la a nossa escrita
* Trabalho de expressão oral e escrita através da
lenda “O vaso vazio”, através da qual criaremos a história em sequência e
faremos a dramatização para fixação da mesma.
* Conhecer um dos princípios da filosofia chinesa
“Yin e yang” e trabalhar através do mesmo o conceito de opostos e do equilíbrio
da natureza. Ex: calor – frio, dia –
noite, homem – mulher, etc; criando painel coletivo.
Artes
* Confecção de lanternas chinesas, amplamente utilizadas no país utilizando cola,água, balão grande e papel higiênico (papietagem) para enfeitar nossa exposição
* Confecção de cenário e figurino dos personagens para a dramatização da lenda “O vaso vazio”. Observação de obras de artistas chineses.
* Observar a caligrafia chinesa antiga como expressão artística.
Produto Final: exposição aos pais e alunos da escola. As crianças levarão como lembrança do projeto o “Tangram” confeccionado em E.V.A. disposto em caixinhas acrílicas de cd (reciclagem).
Avaliação:
Observação da interação, do desempenho e
do interesse das crianças nas diversas situações de aprendizagem propostas.
Lenda
chinesa: O Vaso Vazio
Há
muito tempo, havia na China um menino chamado Ping. Ping adorava plantas,
especialmente as flores, e era muito bom em seu cultivo. Tudo que Ping plantava
florescia com graça e beleza.
Naquela
época a China tinha um imperador que também amava plantas. Cultivava imensos
jardins no palácio e nutria um profundo amor por árvores e flores. Com a idade
já avançada e sem herdeiros, o imperador decidiu escolher seu sucessor de uma
maneira inusitada. Convocou todas as crianças do império, deu a cada uma delas
uma semente e disse que o futuro imperador seria aquela criança que, após um
ano, apresentasse a ele o melhor resultado.
Todas
as crianças ficaram em polvorosa! Receberam as sementes das mãos do próprio
imperador e voltaram para suas casas, cada uma com a esperança de um dia vir a
ser o governante de seu grande país.
Ping também pegou sua semente.
Colocou-a em um vaso, adicionou terra boa, regou, conversou, cuidou. Passada
uma semana, nada germinou. Intrigado e preocupado, Ping suspeitou que talvez o
vaso não fosse adequado. Transferiu, então, a semente para um outro vaso maior,
adicionou terra ainda melhor, regou, conversou, cuidou. Os meses passaram sem
que nada crescesse no vaso de Ping, para sua profunda tristeza. Ao vê-lo chorar
de desapontamento, seu pai disse:
- Enxugue as
lágrimas, meu filho. Você fez seu melhor, e isso é o que importa.
Ping secou
suas lágrimas, pegou seu vaso vazio e dirigiu-se ao palácio do imperador para a
grande escolha.Milhares de crianças exibiam orgulhosas suas lindas flores
coloridas. Ping mal podia acreditar naquilo, logo ele, que já havia cultivado
tantas flores lindas antes, falhara na sua mais importante missão. O imperador
caminhou em silêncio por entre as crianças que o olhavam com grande
expectativa, até que se deparou com Ping e seu vaso vazio. Franzindo a testa,
olhou bem nos olhos de Ping e perguntou:
- Meu filho,
onde está sua planta?
Ao que Ping
respondeu:
- Eu fiz o
melhor que pude. Usei terra boa e dei muito carinho, mas nada germinou da
semente que há um ano peguei de suas mãos.
Nesse momento,
o imperador abriu um largo sorriso e declarou a todos que havia feito sua
escolha: Ping seria o futuro imperador!
Perplexas, as
outras crianças começaram a protestar que aquilo não era justo, afinal elas
traziam flores lindas, enquanto o escolhido tinha apenas um vaso vazio! Com
serenidade, o imperador respondeu:
- Há um ano
cada uma de vocês recebeu de mim uma semente queimada e morta. Nenhuma delas
poderia germinar. Tudo o que pedi foi que vocês fizessem o melhor.
Envergonhadas,
as outras crianças baixaram a cabeça em silêncio. E dizem que Ping foi um excelente
imperador.
Tangram
O Tangram é um quebra-cabeça
chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). O
objetivo deste jogo é utilizar as sete peças, sem sobreposição, para montar uma
determinada figura. Com essas peças é possível formar inúmeras figuras. Segundo
a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais 1700 figuras com as 7 peças.
A origem deste jogo é incerta, não
se conhece data, ou o seu inventor, porém existem várias lendas a respeito do
seu surgimento. Contaremos algumas das muitas lendas existentes . Um dos
exemplos interessantes e um conjunto de mesas descobertas na China, que datam
do século XIX.
Conta-se que certo chinês de nome
Tam acidentalmente deixou cair uma peça quadrada de cerâmica que se partiu em
sete pedaços. Tentando remontar esta descobriu varias outras formas. Outra
história parecida com a anterior conta que um chinês deixou cair no chão um
pedaço de espelho quadrado, que se partiu em sete pedaços.Porém se surpreendeu,
com os pedaços do espelho, que ao tentar montar o quadrado novamente verificou
a possibilidade de criar várias formas distintas como pessoas, animais, figuras
geométricas etc.
O Bicho da seda
Conta a
lenda que a seda foi descoberta por acaso, por uma rainha chinesa. Ela tomava
chá debaixo de uma amoreira em seu palácio. Um casulo caiu dentro de sua xícara
de chá fervendo e um fio soltou-se. Estava descoberta a seda.
0 comentários:
Postar um comentário