Feeds RSS
Feeds RSS

Dedoche de Feltro

         Nestas férias redescobri um material que, com a chegada do EVA, foi perdendo espaço em sala de aula. Por sua versatilidade, facilidade no corte e manuseio, o feltro sempre foi usado por professores e artesãos. Podemos confeccionar muitos materiais interessantes para sala de aula com o feltro. Não é necessária prática para executar alguns modelos, apenas vontade de fazer. Hoje vamos aprender um dedoche bem simples: de porquinho.
Material necessário:
*    Feltro nas cores que preferir. Se quiser, pode utilizar apenas uma cor, embora o resultado não seja tão chamativo. Pequenos pedaços de feltro são suficientes.
*   Linha de costura na cor do feltro utilizado. Você também pode utilizar linha de cor diferente para dar destaque; porém, qualquer desvio na costura terá destaque também. Então vale a pena se você souber fazer bem o ponto.
*   Cola multiuso. Você pode usar cola quente também, mas para peças pequenas a quantidade pode ultrapassar e manchar o feltro. Nesse trabalho usei a cola multiuso Pegamil para artesanato.
*   Agulha
*   Tesoura
*    Lápis para riscar o feltro.
*   Tinta preta (para tecido é a mais indicada, mas a PVA também pode ser usada).

     Para início faça o download do molde aqui:
 http://www.4shared.com/photo/nNznYrre/lastscan.html
     O molde já está em tamanho natural, não é necessário ampliar.
    Escolha inicialmente a cor usada para a base (parte que encaixa no dedo). Dobre o feltro e risque uma vez  o molde da base sobre o feltro riscado. Corte com o feltro ainda dobrado, isso fará com que as duas partes sejam idênticas, evitando desníveis na hora da costura ou colagem. Você pode optar por colar as duas partes da base ou costurar.  Para costurar, coloque linha normalmente na agulha  e alinhave a peça. Caso não conheça  o ponto, siga o passo a passo:

Para o primeiro ponto:

Use a parte do lado avesso para deixar o nó. Assim ele não aparece na peça. 







Enfie a agulha pela parte de trás da peça, fazendo com que ela saia bem abaixo do último ponto feito. Não puxe totalmente.






A linha terá feito um arco. 







Passe a agulha pelo arco, indo em direção ao lado onde você fará o próximo ponto.





Puxe a agulha e a linha, fechando o ponto e deixando-o reto.
Para o segundo e próximos pontos:

Agora você deve iniciar seu ponto pela parte de trás da peça. Atente à distância que você fará entre os pontos. Você deve manter essa mesma distância em todos os pontos para ter uma peça mais bonita. Não puxe a linha totalmente.




Você verá que ao passar a agulha para o lado de cima, formará um arco com o primeiro ponto ao lado. É por causa desse arco que você não deve puxar a linha totalmente.





Passe a agulha por baixo desse arco e puxe o fio para o próximo ponto.







Seu ponto ficará assim, unido ao primeiro.






Continue a fazer mais pontos. Sempre indo por trás da peça observando a distância entre os pontos. Fazendo o arco e subindo com a agulha por dentro dele. A peça vai ficando assim. Costure toda a peça e arremate normalmente, com capricho para não desvalorizar a mesma.




Costure toda a peça e arremate normalmente, com capricho para não desvalorizar a mesma. Ela ficará assim.





      Para quem não costura nada, como eu, pode parecer complicado; mas após alguns pontos, você verá que é extremamente simples e rápido alinhavar. Você pode usar essa base para confeccionar muitos fantoches. Agora vamos aos detalhes que transformam em porquinho:

   


 Transfira os moldes para o feltro, assim como especificado na folha de moldes. Lembre-se do link pra download em tamanho natural:  http://www.4shared.com/photo/nNznYrre/lastscan.html


Recorte e cole os detalhes, como orelhas e focinho. Para os olhos, eu fiz pintinhas com tinta, porém você pode usar olhos móveis, comprados em papelarias e lojas de armarinho.

Observações Importantes: Ao comprar o feltro, verifique se as lojas em sua região vedem recortes de feltro, assim você pode comprar mais cores por um preço mais acessível. Lembre-se que o feltro é vendido normalmente dobrado. Portanto, se você comprar 30 cm de feltro, na verdade está comprando 60. Em minha cidade, 30 cm de feltro custam R$3,00. A tesoura afiada lhe dará um resultado melhor. É possível fazer em EVA, deixe o molde mais largo e use para cola quente. Agora a recomendação mais importante: força de vontade! É muito fácil de fazer, tente!
Amanhã postarei mais moldes de animais. =)



2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber que tipo de cola você usou na carinha desse dedoche?
Obrigada pela atenção.

Alexandra disse...

Usei uma cola chamada Hobby da Pritt (não é cara), mas você pode usar cola quente também, funciona até melhor. Apenas cuidado, pois com peças pequenas você pode se queimar ou até manchar o feltro se sair cola em excesso. Obrigada pela visita!

Postar um comentário