Feeds RSS
Feeds RSS

Trabalhando a reutilização no natal: boneco de neve feito de copos!

          Fim do ano chegando e com ele, as lindas decorações de natal. As casas, lojas e ruas se enchem de luzes e enfeites. As escolas não ficam de fora, trazendo o espírito natalino para encantar suas crianças. O diferencial da decoração escolar é que ela pode e deve ser usada para estimular o aprendizado contínuo.
           Hoje trouxe um vídeo do canal  Planeta Viável (acesse o canal deles aqui) que nos mostra como reutilizar um material muito comum nas escolas hoje em dia: o copo descartável. Particularmente, eu sou a favor do uso de um copo individual permanente que a criança traga e leve diariamente de casa para evitar o desperdício; porém sabemos que muitas escolas ainda utilizam o descartável para os alunos ou pelo menos na secretaria pela praticidade e/ou pressão dos pais. O volume produzido pelos copos normalmente vai para a reciclagem, porém o destino é normalmente desconhecido pelas crianças. Neste vídeo, o copo vai ser reutilizado antes de ser reciclado, o que de quebra, vai mostrar a diferença entre dois dos três R's da reciclagem. Reutilizar é usar novamente, dar o mesmo ou novos fins a um produto que iria para o lixo. Por ex.: a garrafa pet que iria para o lixo, após lavada, vai à geladeira com suco. A reciclagem inclui um ciclo de produção novo, com o desmanche parcial ou total de materiais que iriam para o lixo a fim de criar novos produtos. Isso diminui o impacto da extração de mais matéria-prima da natureza. Ex: as garrafas pet podem se tornar novas garrafas, tecido com fibra pet, etc.
          Você pode iniciar o trabalho de arrecadação de copos de acordo com o volume produzido pela escola. Escolas que produzam mais, precisarão de menos tempo de arrecadação. O ideal é que as crianças coletem esses copos, para que vejam que estão mudando o destino que  teriam: o lixo. É possível que você peça que coletem os copos com os pais e tragam à escola, porém o risco dos copos terem tamanhos muito diferentes ou serem comprados por pais que não tiveram tempo de coletar com seus filhos é grande, o que invalida a finalidade do projeto.
          Enquanto os  copos vão sendo arrecadados você pode trabalhar estimativas, apresentando a foto de um boneco de neve pronto e pedindo que, diariamente, cada criança dê um voto estimando  o número de copos a ser utilizado. No final do dia, você mantém na lousa apenas os números que mais se aproximaram. Isso é muito interessante especialmente para os pequenos, pois trabalha ideia de quantidade aliada à antecessores e sucessores de numerais. Pode ser trabalhado também os conceitos de círculo e esfera, muito confundido por adultos e crianças. Para os maiores, mostrar a tradição em montar os bonecos nos países europeus devido à presença de neve no natal, o que impossibilita a tradição no Brasil. Conversar sobre as mudanças que estão ocorrendo no clima, o que chegou a trazer neve ao invés da tradicional geada em algumas partes de nosso país. Ressaltar a importância dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar para diminuir o impacto na natureza e tentar diminuir as consequências da má utilização dos recursos naturais no futuro.
         Bom, acho que temos mais do que motivos suficientes para fazer esse projeto. Vamos aprender com o pessoal do Planeta Sustentável:

       
          Ao final do seu projeto, seu boneco de neve pode ostentar uma linda placa dizendo "Retirei ____ copos da natureza! Faça sua parte também! Caso sua escola tenha espaço para armazená-lo, pode ser guardado para o ano seguinte. Se não tiver, pode ser desmontado na presença das crianças e levado por elas até uma lixeira de material reciclável para a próxima etapa de sua vida útil: a reciclagem. Se quiser trabalhar um terceiro R (reduzir), peça à escola que os alunos tragam copos de casa permanentes para ser utilizados por eles. Cada vez que uma criança sair para beber água com seu copo permanente, fará um X em um cartaz previamente colocado em sala para indicar que um copo foi economizado e não causou impacto no meio ambiente. Pode ser que comece com sua sala e contagie a escola toda. Vamos começar?

0 comentários:

Postar um comentário